Close de mulher apertando celulite na perna.

Dr. Fábio Gontijo

A celulite é uma condição inofensiva e, para o desespero de algumas pessoas, muito comum.

De causa desconhecida, ela acontece quando a pele que recobre regiões do corpo com mais gordura (como, por exemplo, coxas, quadris, nádegas e abdome) é puxada para baixo, em direção ao músculo, criando uma superfície irregular e semelhante a uma “casca de laranja”.

Figura representando a como é a pele saudável e a pele com celulite por dentro

Muitas pessoas, de todos os gêneros e idades, tentam com algum sucesso melhorar a aparência da celulite pele por meio de dietas, exercícios físicos, massagens e cremes hidratantes. Porém, acredite: existem outras alternativas (mais rápidas e eficazes) de reverter essa situação e é sobre elas que vou falar hoje. Vamos lá?

Fatores associados à celulite

O primeiro passo para saber como se livrar da celulite, claro, é sabendo quais fatores costumam desencadeá-la. Assim, fica mais fácil evitá-los. São eles:

  • Ser mulher: ok, isso não pode ser “evitado”. Porém, é importante saber que a maioria das mulheres desenvolvem celulite após a puberdade e, portanto, é interessante começar a se cuidar desde cedo.
  • Idade: a celulite costuma acontecer com mais frequência na medida em que envelhecemos, devido à perda de firmeza e elasticidade da nossa pele.
  • Alterações hormonais: com a aproximação da menopausa, a produção de estrogênio diminui, o que faz com que o fluxo sanguíneo para os tecidos conjuntivos, que ficam sob a pele, diminua. Isso, basicamente, faz com que eles produzam menos colágeno, deixando a estrutura menos firme e mais suscetível à celulite.
  • Histórico familiar de celulite: alguns fatores genéticos podem influenciar no desenvolvimento da celulite. São deles: velocidade do metabolismo, distribuição de gordura sob a pele, níveis de circulação sanguínea etc.
  • Alimentação pouco saudável e sedentarismo: pessoas que comem muita gordura, carboidratos, sódio e pouca fibra têm maior probabilidade de apresentar celulite;
  • Ganho de peso ou gravidez: a celulite é mais prevalente em pessoas com excesso de gordura. Porém, é importante lembrar que pacientes em forma também podem tê-la.

Afinal: como se livrar da celulite?

1. Criolipólise

A criolipólise é um procedimento não invasivo que consiste em congelar as células de gordura acumuladas sob a pele. Esse processo faz com que elas se rompam e seu conteúdo seja absorvido pelo corpo, melhorando (e muito) o aspecto da celulite.

O tratamento, em si, demora cerca de uma hora e não exige preparações mirabolantes por parte do paciente. Após o procedimento, pode ser que o paciente sinta um pouco de dor que, por sua vez, diminui com o tempo.

Por fim, os resultados podem ser notados a partir do décimo dia da sessão, porém, atingem seu efeito máximo dentro de 2-3 meses. O número de sessões, vale ressaltar, depende muito da pessoa e, claro, dos seus objetivos.

2. Ultraformer®

O Ultraformer®, um tipo de ultrassom macro e microfocado, é um procedimento simples e não invasivo muito utilizado para tratar gordura localizada e celulite. Aqui em meu blog, inclusive, já tem um artigo com TUDO o que você precisa saber sobre essa técnica! Para acessá-lo, basta clicar aqui.

3. Sculptra

O Sculptra® é um tipo de bioestimulador que usa pequenas injeções de ácido poli-L-láctico para amenizar, de forma gradual, as irregularidades provocadas pela celulite, preenchendo as depressões formadas por ela.

Além disso, é uma ótima opção para quem deseja dar mais firmeza a essa região, já que a substância estimula a formação de colágeno.

O procedimento, em si, é bastante simples e dura cerca de 45-60 minutos. Para dar mais conforto ao paciente, um creme anestésico pode ser aplicado na região que receberá as injeções.

No mais, para saber outros detalhes sobre os bioestimuladores, incluindo seus resultados, efeitos adversos e contra-indicações, é só clicar aqui.

4. Radiofrequência

Funcionando de forma oposta à criolipólise, a radiofrequência é um tratamento que induz calor por meio de correntes de alta frequência. O objetivo é:

  • estimular a produção de colágeno na área atingida, melhorando o aspecto da celulite;
  • acelerar o metabolismo das células de gordura, diminuindo a concentração de triglicérides e, consequentemente, reduzindo o seu volume;
  • se a emissão de correntes for associada a uma técnica a vácuo, o tratamento também promove uma drenagem linfática, reduzindo as toxinas dos tecidos afetados.

A temperatura, na região da pele “atingida”, pode chegar até os 42ºC.

O procedimento, em si, costuma durar de 30 a 40 minutos e não exige preparação. Normalmente, calcula-se o número de sessões com base no nível da celulite do paciente. O espaçamento entre as consultas deve ser de 7 dias e os resultados costumam ser notados a partir da 3ª semana.

5. Subcisão

A subcisão é uma cirurgia simples e muito famosa quando o assunto é a celulite. Para se ter ideia, ela é considerada, por muitos, como a melhor opção de tratamento.

Durante o procedimento, uma pequena lâmina é introduzida em alguns pontos da pele para:

  • romper os septos fibrosos (que puxam a derme para baixo, em direção ao músculo, e criam os desnivelamentos característicos da celulite);
  • redistribuir a gordura subcutânea, deixando a superfície da pele mais uniforme.

No mais, a subcisão dura cerca de 60 minutos e é precedida de anestesia local.

No pós-operatório, espera-se um pouco de inchaço e hematomas nas regiões em que as incisões foram feitas.

6. Intradermoterapia

A intradermoterapia é um procedimento que utiliza injeções medicamentosas na pele para amenizar os sinais de celulite. As substâncias mais utilizadas para tal finalidade são as lipolíticas (ou seja, que rompem os nódulos de gordura) e as enzimáticas.

As sessões, normalmente, duram cerca de 15 minutos e são bastante simples. Para se ter ideia, elas não costumam provocar efeitos colaterais evidentes (a não ser o inchaço e a formação de alguns hematomas).

Tanto a preparação para o procedimento quanto os resultados da intradermoterapia dependem das substâncias utilizadas pelo profissional e, claro, dos objetivos do paciente.

No mais…

Caso você esteja muito ansioso(a) para se livrar da celulite, marque uma consulta comigo! Juntos, vamos pensar na melhor solução para o seu caso, combinado?

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.