Mulher de meia idade com mão no rosto e cara de preocupação se olhando no espelho. Ela aparenta ter pele flácida. Uma solução são os bioestimuladores

Dr. Fábio Gontijo

A partir dos 30 anos de idade, a perda de colágeno já pode ser notada: a pele fica mais flácida e sem elasticidade, aparecem os primeiros sulcos, perda de volume e marcas de expressão.

Nessa fase, inicia-se geralmente a busca por procedimentos estéticos que retardem os efeitos do tempo e melhorem o tônus e a hidratação da pele.

Os bioestimuladores são substâncias aplicadas em injeções profundas na pele que estimulam a produção de colágeno e conseguem algum ganho de volume. O procedimento é pouco invasivo, seguro e apresenta excelentes resultados.

Como funcionam os bioestimuladores?

Os produtos bioestimuladores estimulam a ação dos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno. Eles são biocompatíveis e totalmente reabsorvíveis, o que garante a segurança do procedimento.

A substância é injetada nas camadas mais profundas da pele e, com o passar do tempo, novo colágeno é formado na região. A melhora da firmeza e elasticidade é observada 4 a 6 semanas após a primeira sessão e continua progressivamente até o efeito máximo aos 6 meses.

A duração do tratamento é de 18 a 24 meses. São recomendadas 1 a 3 sessões com intervalo de 30 dias entre elas, seguidas por uma sessão de manutenção anual.

Indicações para o procedimento

Os bioestimuladores são indicados nos seguintes casos:

  • pele do rosto fina e sem elasticidade;
  • sulcos e marcas de expressão;
  • perda de volume na face;
  • perda de contorno da face;
  • flacidez no braço, coxa, glúteo e abdômen;
  • “umbigo triste”, muito comum após a gestação.

Tipos de bioestimuladores

O bioestimuladores mais utilizados na dermatologia são:

1) Ácido poli-L-láctico (Sculptra®)

Um dos bioestimuladores mais utilizados em todo mundo, o ácido poli-L-láctico é seguro e tem resultados comprovados por dezenas de artigos científicos.

Apesar de não ter um efeito imediato de volumização com os preenchedores de ácido hialurônico, ele gradualmente promove a formação de colágeno, o que resulta em firmeza progressiva, melhora da elasticidade e do contorno.

Na face, o ácido-L-polilático pode ser usado na região malar, sulco nasolabial (“bigode chinês”), queixo e mandíbula. O produto pode ser utilizado em várias outras áreas do corpo como pescoço, peito, braços, dorso das mãos, pernas e glúteos.

2) Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®)

O Radiesse® contém microesferas de hidroxiapatita de cálcio em um gel de carboximetilcelulose.

Possui duas ações principais: ganho de volume imediato seguido por formação de colágeno, melhora da vascularização local e espessamento da derme, o que resulta em uma pele mais firme, com melhor textura e elasticidade.

O produto pode ser usado na face, pescoço, dorso das mãos, braços, abdômen, glúteos, coxas e joelhos.

3) Policaprolactona (Ellansé®)

As microesferas de policaprolactona promovem um efeito volumizador imediato e estimulam a produção de colágeno no local.

Por ser um produto de custo mais alto, o Ellansé® é mais utilizado no rosto.

Efeitos adversos do tratamento com bioestimuladores

A ocorrência de efeitos adversos é incomum com a aplicação de bioestimuladores, mas podem ser observados:

  • desconforto durante a aplicação;
  • inchaço e vermelhidão no local;
  • pequenos hematomas;
  • pápulas ou nódulos transitórios.

Contra-indicações

Os bioestimuladores não podem ser utilizados em pacientes com:

  • história de preenchimento com produtos permanentes na área a ser tratada;
  • doenças autoimunes;
  • doenças granulomatosas;
  • doenças do tecido conjuntivo;
  • história de quelóides.

Resultado dos bioestimuladores

O resultado do tratamento com os bioestimuladores depende principalmente da resposta do paciente, pois a capacidade do organismo para formação de colágeno varia de uma pessoa para a outra.

Além disso, o sucesso do tratamento está diretamente ligado à diluição do produto e à técnica de aplicação.
Tenha sempre cuidado ao escolher um profissional capacitado para realizar procedimentos estéticos de qualquer natureza! Isso garante a segurança do procedimento e torna os resultados mais previsíveis.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.