
Afinal: o que é bigode chinês, e como se livrar dele?
- 1 de maio de 2020
- 0
Também conhecido como sulco nasogeniano, ou dobras nasolabiais, o famoso bigode chinês é um tipo de marca de expressão que se estende da parte inferior do nariz até os cantos da boca.
Essa condição é extremamente comum e, acredite, é só mais um sinal de que você passou vários momentos da sua vida sorrindo. Porém, é claro que, em alguns casos, essas marquinhas são maiores ou mais profundas do que gostaríamos que fossem.
Pensando nisso, trago uma excelente notícia: existem MUITAS opções de tratamento para esses vincos, e a melhor parte é que a maioria é bastante acessível!
Continue comigo para saber TUDO o que precisa sobre esse assunto!
Primeiramente: o que é o bigode chinês?
Os sulcos nasogenianos são, na verdade, duas depressões localizadas nas laterais da boca e que lembram um típico “bigode chinês (Fu Manchu)”.
Tirando as crianças pequenas e alguns pacientes cujos rostos estão paralisados devido a uma condição médica, essas dobrinhas nasolabiais são extremamente comuns.
Elas acontecem devido ao número de vezes que sorrimos e até mesmo conversamos. As próprias expressões faciais repetidas provocam uma pequena dobra no tecido fibroso localizado entre nossa boca e bochechas.
Como a nossa pele vai perdendo um pouco do colágeno ao longo dos anos, ficando mais fina e menos elástica, a tendência é que essas marquinhas se tornem ainda mais evidentes.
São outras potenciais causas para o sulco nasogeniano:
- exposição ao sol (os raios UVA e UVB danificam a pele a ponto de fazer com que ela fique mais seca e menos elástica, provocando mais rugas, alterações de textura e linhas de expressão);
- perda significativa de gordura, que pode fazer as bochechas parecerem “caídas”;
- tabagismo (a nicotina, como já sabemos, diminui significativamente nossa produção de colágeno e elastina, fazendo com que nossa cútis fique mais suscetível às marquinhas indesejadas).
E por fim: como se livrar do bigode chinês?
São opções comuns para amenizar suas dobrinhas nasolabiais:
1. Preenchimento com ácido hialurônico
O procedimento mais utilizado para tratar o bigode chinês é o preenchimento com ácido hialurônico. Afinal, ele é rápido, simples, permite maior flexibilidade na área e ainda fornece suporte aos tecidos circundantes.
Além disso, a recuperação é super tranquila e permite que você volte a trabalhar no mesmo dia.
Essa alternativa, no entanto, não é permanente porque o ácido hialurônico é absorvido ao longo do tempo. Sua duração costuma ser de 12 meses, exigindo nova sessão ao final desse período.
2. Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno. Eles melhoram o aspecto do bigode chinês ao tratar a flacidez e a perda de volume. Além disso, atuam no reposicionamento das estruturas da face, melhorando os contornos.
Os bioestimuladores disponíveis são:
- Ácido poli-L-láctico (Sculptra®)
- Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®)
- Policaprolactona (Ellansé®)
Saiba mais sobre esses produtos aqui:
BIOESTIMULADORES: ARMAS SECRETAS PARA RECUPERAR O COLÁGENO
3.Fios de sustentação
Os fios de sustentação são suturas feitas de material biocompatível utilizadas para o tratamento de flacidez, marcas de expressão e sulcos no rosto e pescoço. Colocados em pontos estratégicos, eles estimulam a produção de colágeno no local, firmando a pele e conseguindo um rejuvenescimento facial contínuo e progressivo.
Para tratar o bigode chinês, eles são posicionados em planos profundos na região da bochecha. Logo após o procedimento, é possível perceber um efeito lifting, que se acentua mais e mais com o passar dos meses.
Saiba mais sobre os fios de sustentação aqui:
FIOS DE SUSTENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA NÃO INVASIVA AO LIFTING
4.Ultraformer
O UltraformerⓇ utiliza a tecnologia do ultrassom micro e macrofocado para estimular a produção de colágeno mesmo nos planos mais profundos da pele.
Apesar de não ser aplicado diretamente nesta região, a ação da tecnologia em regiões mais laterais da face permitem uma sustentação melhor dos tecidos e uma melhora do sulco. No caso do bigode chinês, ele pode ser associado a outros tratamentos para um melhor resultado.
Saiba mais sobre o UltraformerⓇ aqui:
ULTRAFORMER: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ULTRASSOM MICRO E MACROFOCADO
5. Subcisão
Muitas vezes, conseguimos melhorar o aspecto do sulco “descolando” os tecidos que estão abaixo dele com uma pequena agulha, específica para este tratamento.
Esta técnica também é utilizada em associação com os preenchedores e melhora muito os resultados e o posicionamento do produto.
6. Cirurgia
Quando o bigode chinês é muito pronunciado e a flacidez da pele do rosto é maior, pode ser necessária uma cirurgia plástica para se obter o resultado desejado.
Na maioria desses casos é indicado o lifting de face média.
Conclusão…
O bigode chinês não precisa ser motivo de desespero! Existem muitas opções para amenizá-lo e conseguir uma aparência mais rejuvenescida. Agende uma avaliação para descobrir qual a melhor opção no seu caso.
Gostou do Texto? Para ler mais conteúdos como esse, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)!
Leave a reply