Ao ar livre, mulher de costas com os braço levantados está com o astral elevado por praticar atividades físicas para levantar o astral

Dra. Adriana Bonfioli

Os exercícios físicos são uma ótima forma de levantar o astral e melhorar nossa competência para lidar com o estresse. Afinal, quando praticamos alguma atividade, seja ela de qualquer nível de intensidade, nosso cérebro libera uma substância chamada endorfina, responsável pelas sensações de felicidade e prazer.

Além disso, depois de algumas horas, o corpo fica mais relaxado e calmo, livrando-se de grande parte das tensões que esse mundo caótico em que vivemos é capaz de provocar.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as atividades físicas que mais ajudam a manter nossa saúde física e mental em dia. Vamos lá?

1. Exercícios cardiovasculares e aeróbicos: verdadeiros antídotos para o estresse

Os exercícios cardiovasculares e aeróbicos são ótimos para gerar energia o suficiente para a liberação de endorfinas em um curto intervalo de tempo. Principalmente quando eles possuem uma intensidade maior.

A título de curiosidade, esses exercícios são aqueles que aumentam a nossa frequência cardíaca. Aí vão alguns exemplos:

  • correr;
  • nadar;
  • pedalar;
  • pular corda;
  • subir e descer escadas;
  • esportes de quadra;
  • artes marciais;
  • aulas coletivas;
  • entre outros.

São vários os estudos que comprovam que realizar qualquer uma dessas atividades acima por, pelo menos, meia hora por dia, reduz ativamente os níveis de tensão e estresse e, melhor ainda, diminui o risco para doenças como depressão, ansiedade e pânico.

Sendo assim, dê um “chega para lá” nessa preguiça e mãos à obra! Pode apostar que seu corpo e mente vão agradecer!

Atenção: a prática de qualquer tipo de exercício deve ser feita com responsabilidade. Isso significa que, ao escolher sua atividade, procure por informações e acessórios para realizá-la com segurança.

Além disso, nesse momento de pandemia, vamos optar por exercícios que podemos fazer em casa, ok?

2. Caminhar

Apesar de ser uma atividade aeróbica (quando feita com mais intensidade, claro), a caminhada merece um tópico próprio! Diferente das esteiras, um passeio ao ar livre é excelente para levantar o seu astral.

Sendo assim, separe um tempinho do seu dia para respirar um pouco de ar puro, mesmo usando máscara! E aproveite para se exercitar enquanto se livra da ansiedade e do estresse.

Bônus: o lado bom de fazer atividades físicas fora de casa é tomar um pouco de sol e colocar a vitamina D em dia. Porém, nunca se esqueça de usar o filtro solar e se hidratar bastante, combinado?

3. Dançar

Sim! Acredite se quiser: a dança, seja ela repleta de técnica ou completamente despretensiosa, é uma das atividades físicas mais bacanas para quem deseja levantar o astral. Afinal, além de exercitar o corpo, você estará trabalhando uma série de outros fatores fundamentais para a preservação da nossa saúde emocional que é fazer algo que gosta, escutar as músicas favoritas e se divertir com elas.

Atualmente, existem várias formas de tornar a dança uma alternativa para fazer algum exercício físico. São modalidades como jump e até mesmo boxe, por exemplo, em que a pessoa se exercita por meio movimentos repetidos e ritmados.

E se você, em última instância, não quiser nada disso, é só ligar o som dentro de casa e dançar suas músicas favoritas sem medo de ser feliz!

É aquele esquema: não existem desculpas!

Enfim…

Uma das melhores coisas de adicionar um exercício físico em seu dia-a-dia é que ele não vai apenas aumentar o seu humor, como melhorar a sua saúde!

Sendo assim, da próxima vez que você se sentir estressado(a), frustrado(a), triste ou irritado(a), reserve apenas 30 minutos da sua rotina para cuidar do seu corpo e da sua mente e receba TODOS os benefícios que esse ato trará para a sua saúde!

Movimente-se e até a próxima!

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