Crianças pequenas praticando exercício físico na infância junto de sua mãe

O impacto da atividade física na infância sobre a saúde é bem conhecido. Mas a partir de que idade praticar exercícios já pode fazer diferença?

Um estudo recente publicado na revista Pediatrics mostrou que crianças de 3 a 5 anos que praticam atividades (de moderadas a intensas) demonstram uma melhora dos indicadores de saúde cardiovascular. Mais de 400 crianças foram acompanhadas durante 3 anos e submetidas a diversos testes em uma visita anual.

Muitas pessoas pensam que a doença cardiovascular começa na idade adulta, porém, a parede das artérias já começa a se endurecer desde muito cedo”, diz Nicole Proudfoot, autora do trabalho.

Ela ainda ressalta a importância da prática de exercícios físicos na infância. Mesmo as crianças pequenas devem ser ativas para manter seu coração e vasos sanguíneos saudáveis.

O trabalho continua para comprovar se os efeitos protetores do exercício detectados na infância serão mantidos na vida adulta.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.