Para finalizar as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção da amamentação no Brasil, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) promoveu a 14º Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, dias 24 e 25 de agosto, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O encontro abordou temas relevantes para atualizar e aprofundar o conhecimento dos especialistas. Para a pediatra e colaboradora do Convite à Saúde, Túlia Fadel, a iniciativa contribui para a troca de experiências e ampliação do debate, seja no acompanhamento das palestras, apresentação de pôsteres e contato entre os colegas. “É nosso papel estimular e orientar adequadamente as mães para a prática da amamentação. Assim, cada vez mais crianças receberão o leite materno de forma exclusiva, durante os seis primeiros meses de vida. Mães mais seguras e felizes, filhos mais saudáveis.”
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pesquisas científicas demonstram que nenhuma intervenção contra a morte de crianças com até cinco anos é tão eficaz quanto a amamentação. Além disso, o estímulo ao aleitamento materno traz múltiplos benefícios à criança e à mãe. Fadel destaca que a amamentação é um momento único e que o pediatra deve auxiliar a família para que esta fase, tão delicada, possa ser mais tranquila e confortável. Ela promove uma consultoria com suas pacientes, realizada preferencialmente antes do nascimento, ou nos primeiros sete dias de nascido. Nela são feitos os esclarecimentos de dúvidas e explicações sobre a importância da alimentação com o leite.
Conheça seis motivos para amamentar:
- aumentar o contato e o afeto com o bebê;
- ajuda na perda de peso da mãe;
- ajuda o útero a voltar para seu tamanho normal;
- a perda de sangue, pós-parto, acaba mais cedo;
- diminui a chance da mãe desenvolver cânceres no futuro, de mama e ovário.
- o leite materno é prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar; está sempre pronto, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Conheça nove motivos para o seu bebê mamar:
- o leite materno é fácil de digerir, não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê;
- 25% menos chances da criança desenvolver obesidade no futuro;
- reduz as chances de desenvolvimento, no futuro, de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares;
- o leite materno é o ideal para o bebê. Há um intrínseco sistema que faz com que ele seja adequado da mãe para seu próprio filho, como se fosse uma ‘receita mágica’;
- o leite materno é um alimento que contém todos os nutrientes em doses exatas;
- proporciona ótimo crescimento e é de fácil digestão;
- já contém água;
- estimula todo o sistema imunológico do bebê, protegendo contra infecções e alergias;
- diminui problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiológicos (fala);
- já é consagrado, na ciência, o papel dele aumentando a inteligência dos bebês.
Quer dicas preciosas para amamentar? Leia: ‘Amamentação a base da vida’.
Conheça a Dra. Túlia Fadel