Dra. Juliana Franzo

 

Gatos são bichanos muito peculiares e desenvolvem hábitos bem marcantes. Alguns deles até atrapalham a realização de cuidados básicos como, por exemplo, dormir demais. Afinal, isso dificulta a manutenção do seu peso, podendo resultar em doenças como a Diabetes, por exemplo.

Outro hábito que esses maravilhosos felinos desenvolvem tem relação com o paladar. Gatos adultos na natureza atacavam presas inteiras e ingeriam sua musculatura, órgãos e inclusive os ossos.

 

A importância de uma alimentação natural diversificada

 

Porém, hoje oferecemos aos nossos filhotes somente ração, fazendo com que eles, desde pequeninos, se acostumem a ingerir sempre a mesma dieta. Isso dificulta a introdução de novos sabores na vida dos gatos após alguns anos. Inclusive, a troca de sabor de uma mesma ração muitas vezes é complicada e não há sucesso.

Geralmente, gatinhos filhotes (até aproximadamente os seis meses de idade) aceitam uma variedade grande de alimentos que lhes são oferecidos, e vão se acostumando com seus sabores, texturas e temperaturas.

Eles são exímios “farejadores” e sempre preferem analisar o alimento antes de colocá-lo na boca. Há quem diga que são animais “frescurentos” , mas nós chamaríamos isso de seletividade audaz, no sentido de não ingerirem alimentos estragados ou que não possuem boa procedência.

Por isso, muitas vezes existe a dificuldade em introduzir alimentação natural para felinos acostumados com ração. Para esse fim existem algumas técnicas que podemos utilizar. Porém, o mais importante é a perseverança e o olhar de que gatos são gatos, cada um com suas manias e reações às dicas que vou propor a vocês. Vamos lá?

 

Como familiarizar seu pet com a alimentação natural?

 
  1. Umedeça a comida do seu gato com caldinhos de frango, carne ou peixe, até que ele comece a gostar da idéia.
  2. Coloque, juntamente com a ração que seu gato tanto ama, alguns pedacinhos de carne vermelha, lombo, frango ou peixe. Faça isso diariamente, a maioria dos gatos após alguns dias começa a se interessar pelos novos sabores.
  3. Apresente alguns legumes ao seu gato como brócolis, abóbora etc, e também um pouco de carboidrato como batata doce. Por incrível que pareça, muitos deles amam esses alimentos.
  4. Teste alimentos que seus gatos podem gostar como, por exemplo, produtos à base de leite (manteiga, iogurte etc).
  5. Apesar do alimento cru, para os felinos, ser mais biologicamente adequado, eles parecem preferir comidas cozidas, então teste as diversas maneiras de oferecê-las.
  6. Paciência, paciência e paciência… Seja perseverante!!!

Gatos conseguem se adaptar a uma nova alimentação em cerca de 40 dias, e ainda podem pleitear pequenas quantidades de ração durante o dia por alguns meses.

Teste os alimentos em pequenas quantidades e aos poucos. Nunca deixe de consultar seu médico veterinário nutrólogo para que ele possa balancear adequadamente a dieta do seu bichano e pronto: alimentação natural introduzida com sucesso!

Gostou do texto? Para ler mais conteúdos como esse, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)!