Close de mão de adolescente mexendo em um teclado de computador simbolizando uso excessivo de games

Adriana Bonfioli

Vou te contar uma coisa: o uso excessivo de games, tanto na TV quanto no tablet, computador ou até mesmo no celular, pode afetar o seu cérebro. Viver apenas no mundinho das redes sociais também. Se liga aí!

E a vida real, como fica?

Segundo Manfred Sptzer, pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Ulm, na Alemanha, o desenvolvimento cerebral desequilibrado associado ao abuso da mídia digital por crianças e adolescentes pode resultar em algo chamado de “demência digital”.

Além dos efeitos psicológicos causados pelo uso excessivo de games, lembre-se que, enquanto você está jogando, seu corpo está praticamente parado o tempo todo. E você sabe muito bem que a falta de exercícios físicos resulta no aumento do peso e traz uma série de complicações, como doenças cardiovasculares.

Você está muito novo pra isso, não é mesmo?

E aquela história sobre os jogos violentos?

Assim como os programas de televisão, os jogos que priorizam lutas e guerras causam um efeito psicológico e comportamental. Já parou para observar se de uns tempos pra cá você se tornou mais agressivo, ou impaciente, mesmo que virtualmente? Isso pode ser um reflexo do excesso de jogos violentos.

Tudo o que é demais faz mal, e você sabe disso

O uso excessivo da internet também pode influenciar no seu comportamento. Pra começar, a vida de todo mundo é perfeita nas redes sociais. Tudo o que é postado e compartilhado é bom, bonito, agradável, saudável e caloroso.

Se você acha que esse é o mundo real das pessoas, ou mesmo o seu, está na hora de se desconectar e olhar mais para a realidade.

Impacto na leitura?

Pois é. Sabe aquele receio de ler em sala de aula? Pode não ser apenas a sua timidez, mas uma dificuldade real.

O consumo excessivo de televisão diminui a capacidade de raciocínio; os games influenciam no comportamento pessoal; a internet cria um mundo de maravilhas; enfim, o uso excessivo das mídias digitais pode influenciar inclusive na leitura e na escrita, já que o uso dos editores de textos pode fazer com que você perca a capacidade de aprender a escrever corretamente e até mesmo de ler.

Diante disso tudo, que tal largar um pouco esse vício e se dedicar às brincadeiras reais, à prática esportiva e ao convívio com os amigos, sem a presença constante dos games e das mídias digitais? Pode ter certeza que o mundo real é bem mais interessante!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.